A legalização ao redor do mundo

Ganja Talks University
A legalização da cannabis tem sido um tema cada vez mais presente em debates políticos ao redor do mundo.

Atualmente, diversos países já legalizaram o uso medicinal e/ou uso adulto (recreativo) da planta, enquanto outros estão em processo de consideração de tais medidas.

Uso medicinal da cannabis

Nos últimos anos, a legalização do uso medicinal da cannabis tem se expandido pelo mundo. O primeiro local a regulamentar esse uso após a proibição foi a Califórnia, em 1996. 

Hoje, uma grande parte dos países ao redor do mundo, como Canadá, Austrália, Alemanha e Israel permitem que seus cidadãos tenham acesso legal à cannabis para fins terapêuticos.

No Brasil, apesar da maconha (tanto para uso medicinal, quanto recreativo) permanecer ilegal sob a Lei de Drogas, a ANVISA permite, desde 2015, o acesso a produtos à base de cannabis para uso medicinal. 

Uso adulto/recreativo da cannabis

Muitos países têm adotado o termo ''uso adulto'' para fazer referência ao uso recreativo pois esse uso só pode ser feito por maiores de idade.

Os locais que já legalizaram essa finalidade acabaram por regulamentar o consumo recreativo da erva como o do álcool, que também só pode ser feito por maiores de idade.

Atualmente, existem vários países que legalizaram o uso recreativo da cannabis, incluindo:

  • Uruguai: foi o primeiro país do mundo a legalizar o uso recreativo da cannabis em 2013.
  • Canadá: em 2018, o Canadá tornou-se o segundo país a legalizar o uso recreativo da cannabis em nível federal.
  • Estados Unidos: atualmente, 15 estados e o Distrito de Columbia legalizaram o uso recreativo da cannabis, incluindo Califórnia, Colorado, Washington, Oregon, Michigan e Illinois.
  • México: em 2021, o México se tornou o terceiro país do mundo a legalizar o uso recreativo da cannabis em nível federal.
  • Portugal: em Portugal, o uso recreativo da cannabis é legal desde 2001, embora a venda e a produção sejam ainda ilegais.
  • Países Baixos: embora a venda e a produção sejam ilegais, o uso pessoal da cannabis é tolerado nos coffeeshops.
  • Jamaica: em 2015, a Jamaica legalizou o uso recreativo da cannabis para seus cidadãos e turistas, embora a posse e o uso em público ainda possam resultar em multas.
  • Luxemburgo: em 2021, Luxemburgo se tornou o primeiro país europeu a legalizar o uso recreativo da cannabis, embora ainda não tenha sido implementado.


A legalização do uso recreativo da cannabis tem gerado debate sobre questões como a segurança do usuário e a legalização do mercado, além de levantar questões sobre políticas de drogas e justiça social.

Portanto, depois de anos de proibição, a legalização é um tema complexo.

No entanto, é inegável que a planta possui benefícios medicinais e que sua legalização pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com condições médicas. Da mesma forma, a legalização do uso recreativo pode gerar benefícios econômicos e sociais, além de possibilitar a regulamentação do mercado.

Fique por dentro do universo canábico com nossos cursos e materiais exclusivos!
Criado com